O que é necessário para fazer psicoterapia? 

A maior parte dos pacientes temem não verbalizar a de forma clara seu sofrimento: “eu nem sei o que eu vou dizer para o psicólogo… Não sei como começar…”  

Para iniciar uma psicoterapia não é preciso saber qual a origem do seu o sofrimento, nem treinar uma forma mais clara de apresentá-lo ao psicólogo na primeira consulta. 

O mais importante é o desejo em observar seus sintomas, abordar sua história e trabalhar os aspectos emocionais para ressignificar seus sofrimentos e angústias.  

A direção do tratamento, as falas, os tempos, tudo faz parte de um trabalho muito rico em que você é a pessoa mais importante. 

É só comparecer. 

Que motivos levam alguém a procurar psicoterapia? 

Existem pessoas que procuram porque desejam um espaço terapêutico para se conhecerem melhor. 

Outros buscam por alguma questão específica, trazendo um evento traumático que acarretou grande desconforto. 

Outros buscam por sintomas que não localizam a causa: ansiedade, tristeza, choro fácil, angústia constante, insônia, irritabilidade, alteração de humor, procrastinação ou compulsões. 

Outros buscam por estresse no ambiente de trabalho, no relacionamento conjugal, na convivência familiar, na interação com amigos ou trato com pessoas em geral. 

Independentemente do que conduz uma pessoa para buscar psicoterapia, o trabalho visa possibilitar o desenvolvimento pessoal, o reconhecimento das expectativas frente a si mesmo e aos outros e, a ressignificação acontecimentos traumáticos.  

O trabalho de psicoterapia com abordagem psicanalítica facilita a superação de conflitos internos e mudança de atitudes, posturas e escolhas para uma forma mais consciente. 

Zona de conforto  

A zona de conforto compreende série de pensamentos, comportamentos ou ações que trazem a sensação de segurança, minimizando o estresse. 

Read More